sábado, 13 de julho de 2013

13 de julho - Dia Mundial do Rock


Há exatos 28 anos acontecia um festival com bandas do mais puro Rock´n Roll, entre elas: The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath, sem contar outros nomes de peso. Era 13 de julho de 1985, dia do Live Aid. Bem, nem é necessário sair do primeiro parágrafo para dizer que “abençoados são aqueles que puderam aproveitar as décadas de 1960 e 1970”, pois foram estes que puderam vivenciar os tempos áureos do Rock´n Roll.

A partir desta data histórica, em todo ano comemora-se o Dia Mundial do Rock. Assim, é pertinente citar os nomes dos responsáveis pelo sucesso deste festival - realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA) e transmitido para vários países -, pois eles foram os responsáveis por o Rock´n Roll ser o que é hoje. Desde suas origens vindas do Blues, Folk e Gospel, o Rock foi tomando formas incríveis até se estagnar nos dias de hoje. Infelizmente não se vê inovações mensuráveis desde a criação do Grunge de Seatle, na década de 1990.

De seu surgimento com o Rockabilly de Elvis, Jerry Lee Lewis e outros nomes influenciados pelo rhythm and blues, como Chuch Berry e Little Richard, na década de 1950, o Rock´n Roll  teve representantes britânicos revolucionários que foram responsáveis pelo surgimento de diversas vertentes a partir dos anos 1960. Os rapazes de Liverpool, que dispensam apresentações, os Rolling Stones e a Yardbirds, da onde saíram grandes guitarristas como Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck.

A década de 1970 foi marcada pelas bandas de som mais pesado e também pelos sons mais viajantes - Hard Rock, vulgo Heavy Metal, e Progressivo, respectivamente. Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath foram os precursores do Hard Rock, mas muitas músicas são melhor rotuladas como Heavy Metal, pelo alto teor de peso.

Ainda no final da década de 1970, no entanto, mais expressivamente nos anos 1980, vieram outras bandas deste estilo, dentre elas: Kiss, AC/DC, Judas Priest, Iron Maiden, Van Halen e Metallica. O progressivo, representado por Pink Floyd, Yes e Rush (entre outras tantas bandas geniais que não caberiam em poucas linhas), foi um estilo que surgiu misturando basicamente o jazz fusion e a música clássica ao Rock´n Roll. O Punk Rock também fez legado, abordando questões sociais com pitadas de rebeldia, embalado pelo som de bandas como The Clash, Sex Pistols e Ramones.

Existiram muitos outros estilos, assim como continuam sendo criados até hoje. Não podemos esquecer do Glam Metal, com Twisted Sisters, Mötley Crüe, Skid Row, Poison; ou o Pós Punk de Joy Division, Bauhaus, The Cure e até mesmo U2; além do som alternativo do R.E.M, The Feelies e Velvet Underground. Sem falar do Rock Nacional de Raul Seixas, Secos e Molhados, RPM, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, e de tantos outros estilos ao redor do mundo – Metal progressivo, Metal alternativo, Indie Rock, Rock Industrial, Acid Rock, Samba Rock, Surf Rock, New Wave, ufa... E ainda tem muito mais!

É obvio que a conversa sobre Rock´n Roll pode se tornar uma discussão de dias, de meses ou até de anos e isso não é exagero. São milhares de gêneros e sub-gêneros, além de milhões de possibilidades. Atualmente são poucas novidades que chegam a se equiparar com a qualidade comum das “décadas de ouro”. Para os mais pessimistas, a fonte do Rock´n Roll está se esgotando, mas uma coisa é certa: O Rock é o gênero musical que mais envolve os ouvidos humanos. Feliz Dia do Rock!

Raul Mozardo
Vocalista e Diretor da Banda In Concert
www.bandainconcert.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário